DISCOS
Simon & Garfunkel
Sounds of Silence
· 22 Ago 2002 · 08:00 ·
Simon & Garfunkel
Sounds of Silence
1966
Columbia


Sítios oficiais:
- Columbia
Simon & Garfunkel
Sounds of Silence
1966
Columbia


Sítios oficiais:
- Columbia
Formados no ano de 1964 em Nova York (apesar de já terem carreira anterior), cidade que vira nascer na mesma década os Velvet Underground (que fizeram catapultar de novo a cidade para a berlinda), o duo Simon & Garfunkel é um dos mais influentes na história da década, em domínios folk-rock. Paul Simon era o autor de todas as canções e Art Garfunkel emprestava-lhe a sonoridade da sua voz.

O primeiro álbum da banda surge em 1964, ano de formação da dupla, “Wednesday Morning, 3 AM”. Mal recebido pela crítica, ainda não espelhava da melhor forma o génio da banda, coisa que começa a acontecer dois anos depois com este “Sounds of Silence”. Apesar de longe dos melhores da banda, este álbum mostrava já um certo apuro para canções belas. O melhor disco e o que ajudou o duo a afirmar-se como um caso singular no panorama pop da década foi o álbum “Bookends”, editado em 1968. Inclui talvez o maior clássico de todos do repertório desta dupla, o imortal “Mrs Robinson”. Acabariam por separar-se em 1970.

“Sounds of Silence” é talvez o mais incaracterístico de todos os álbuns do duo, muito por culpa de um certo pioneirismo electrónico que eles insistiam em ter (e que continuou em álbuns seguintes mas já com melhor controlo). Apesar desses passos pioneiros na electrónica, Simon & Garfunkel produziam música essencialmente acústica. Canções de longos três minutos remetem-nos para a década de 60, com o desejo de ouvir propostas semelhantes nesse domínio, como o são os Beach Boys, Bob Dylan, Beatles ou Nick Drake. A maior parte das canções provém de “The Paul Simon Songbook”, álbum que Paul Simon compôs aquando da sua estadia em Inglaterra, aqui alteradas de uma forma significativa.

A versão do disco aqui analisada é a distribuída em Inglaterra, e inclui ainda um clássico da banda ao vivo, “Homeward Bound”, coisa que não acontece na versão original.

O disco inclui clássicos como “The Sounds Of Silence” e “I Am A Rock”, músicas hoje “datadas”, mas com um incrível grau de beleza e aderência por parte do ouvinte. Aquando da audição deste disco, deverá ser percebido que este álbum é dos primeiros desta dupla clássica do folk-rock, e como tal falta-lhe alguma maturidade que foi conseguida com o passar dos tempos. Mesmo assim, “Sounds of Silence” é um disco extremamente agradável, sem grandes rasgos de génio, mas com uma grande colecção de canções.
Tiago Gonçalves
tgoncalves@bodyspace.net

Parceiros