ÚLTIMAS
Elvis Costello e U2 protagonizam segundo melhor mash-up de sempre
· 15 Dez 2009 · 19:58 ·
Sabes quando os rappers dizem em entrevistas aquela treta de "levar as coisas a outro nível totalmente diferente"? É irritante. Mas, bem, o Elvis Costello fê-lo. No seu programa, Spectacle, fez um mash-up ao vivo de uma canção dos U2 que pilha uma das melhores malhas dele. Com os próprios U2. É de homem. Só agora é que chegou ao YouTube.

Expliquemos melhor a coisa: além de ser dos homens mais bonitos do mundo e se deitar todas as noites ao lado da Diana Krall – e tens alguma razão para não cobiçá-la a não ser os dentes? –, Declan McManus – o nome verdadeiro do senhor – tem um talk show musical chamado Spectacle. Lá leva vários convidados/amigos que por vezes não reflectem o bom gosto que alguém da estatura dele devia ter. Mas tudo se desculpa a um gajo que grava o This Year's Model, o Armed Forces, o Trust e um porradão de outros discos magníficos sem os quais o mundo não seria igual. Na semana passada foram os U2. Ele conversa com os convidados (e lambe-lhes as botas) e depois toca eles. Na semana passada pegou em "Get Your Boots On" e tocou-a com os U2, só que misturada com a "Pump it Up" dele próprio (como toda a gente sabe, esse single é basicamente a "Pump it Up" nos versos com um refrão tirado de todas as canções dos Queens of the Stone Age). E isto com o Steve Nieve nos teclados e no theremin.

Incrível? Não soa lá muito bem, mas é uma ideia bestial. Será que estava a gozar com os U2? Será que eles estavam a gozar com eles próprios? Com o facto de já não quererem saber? Será que os Sonic Youth fariam o mesmo com aquela outra canção dos U2 cujo riff parece o da "Dirty Boots"? Será uma piada elaborada de Elvis Costello? Não fazemos ideia. A verdade é que Elvis Costello é um dos grandes e devia ter um talk show musical, sim, mas também cómico. Se duvidas da credibilidade cómica dele, procura-o no 3rd Rock from the Sun, no 30 Rock (notas a predominância do número 3 e de "rock"?), no programa do David Letterman ou no especial de Natal do Stephen Colbert. Ou nas míticas aparições dele no Saturday Night Live.

Por falar nisso, o melhor mash-up da História, é, como se ensina na escola, este (mas na versão de 1972, claro).

Rodrigo Nogueira
rodrigo.nogueira@bodyspace.net

Parceiros